5 dicas para melhorar o inglês

Como muitos já sabem, engressei para a faculdade nos Estados Unidos em 2014. Essa oportunidade veio depois de conseguir uma bolsa de estudos para estudar e representar uma faculdade americana como atleta o time de voleibol, esporte que eu amo e pratico desde os 5 anos de idade. 

A primeira coisa que eu me preocupei foi o inglês. Na época, fiz aulas particulares antes de embarcar e cheguei lá com um inglês básico. Não sabia falar muito, mas até que conseguia entender bastante – o suficiente para não ficar boiando nas aulas e nos treinos. 

Antes, durante e após o meu período de 5 anos nos Estados Unidos, apliquei e continuo aplicando alguns métodos que me ajudaram a aprender e hoje me ajudam a melhorar e aperfeiçoar o inglês. A seguir vou compartilhar algumas dicas que me ajudaram bastante e que você pode introduzir no seu dia a dia.

1 – Alterar configurações

A primeira coisa que eu fiz foi mudar as configurações do meu celular e das minhas redes sociais para o inglês. Desse modo, todo dia eu estava vendo, lendo e aprendendo alguma palavra nova. Depois de um tempo você se acostuma e aquelas palavras se tornam familiares, facilitando seu dia a dia. Dias da semana, notificações, alertas. Pequenas coisas que aos poucos fazem diferença.

2 – Curtir páginas de conteúdos em inglês

Você se interessa por moda? Em vez de apenas curtir a Vogue Brasil, vai lá e também curte a Vogue Americana, mesmo que você não entenda tudo que eles postam. O mesmo vale se você se interessa por esportes, notícias ou gastronomia. Eu sempre segui vários perfis de notícias em inglês, como o jornal The New York Times e o The Washington Post, além de muiiiitos outros. Além de se manter informada diariamente sobre o que acontece no mundo, ajuda muito a se familiarizar com palavras muito comuns usadas no dia a dia para conversar e passar informação. Como esses perfis costumam fazer vários posts diariamente, toda vez que você rola seu feed, acaba lendo e absorvendo alguma coisinha em inglês. Alguns perfis que recomendo são ESPN (esportes), Goop (lifestyle), The Economist (notícias), Travel + Leisure (viagens) e Enews (fofocas). As opções são ilimitadas com muitos perfis que passam conteúdo informativo e criativo. É só procurar e dar follow. 

3 – Ler

Se você seguir a dica acima, não esquece de dar uma paradinha nos posts e ler as legendas. São geralmente curtas, com linguagem simples e informativa. Se você quiser ir mais além, tire alguns minutinhos do seu dia e visite o site oficial dessas páginas que você segue. Sempre vai ter alguma coisa lá que lhe interesse, com textos maiores e mais complexos, que vai fazer você se esforçar mais para entender. Artigos, reportagens, opiniões, entrevistas. Eu sempre tentava seguir uma meta de ler pelo menos uma reportagem inteira por dia. Ajuda viu?

4 – Conversar

Essa dica é bem óbvia. Quanto mais a gente conversar em inglês, melhor vai ficar. Se você tem um amigo fluente ou ainda melhor, um amigo estrangeiro, tente conversar ou até trocar mensagens com frequência. No começo sempre ficamos um pouco receosos de falar uma língua diferente da nossa. Por isso a prática. Quanto mais você praticar, mas fácil vai ficar de perder o medo e se arriscar, mesmo cometendo erros. De pouquinho em pouquinho, seu inglês vai começar a fluir e quando você perceber, you are speaking!

5 – Séries com legenda em inglês

Claro, se você está começando a aprender o idioma, não adianta assistir uma série policial com linguagem super complicada por que não vai rolar. Ao invés de assistir House of Cards (política e drama), assista Friends. Eu particularmente nem gosto muito e nunca assisti muitos capítulos, mas para quem gosta, é uma aula e tanto. A linguagem é simples, de cotidiano, que todos usamos no dia a dia. Com a legenda em inglês você consegue acompanhar a pronúncia e ainda aprender a escrita. No meu caso, a série que me ajudou foi Gossip Girl. Eu gravava a fala dos personagens na cabeça e isso me ajudava quando eu as via ou escutava em outros lugares.  

Enfim people, é isso. Dicas simples mas que podem fazer uma grande diferença quando introduzidas no seu cotidiano. Quanto mais imersão, melhor o resultado. Sempre podemos aprender mais, por tanto nunca pare de se atualizar e praticar!

xoxo:)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s